Como tudo começou?

“Com uma vontade enorme de que a profissão tivesse um significado maior. Foi por isso que cursei direito e por isso escolhi as áreas previdenciária e agrária. Foi assim que vi que podia fazer a diferença.”

Clarice Mertens

Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-graduada em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público/RS (FMP); Especialista em Direito Previdenciário pela Escola Superior de Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFERS) e em Regime Próprio de Previdência Social pela Escola Superior de Magistratura Federal do Paraná (ESMAFEPR); Especialista em Direito Agrário pela Fundação Escola do Ministério Público/RS (FMP). Advogada na área de Direito Previdenciário e Agrário. Membro do Grupo de Estudos em Direito Internacional e Migrações da OAB/RS e do Grupo de Estudos em Direito Administrativo da OAB/RS, Membro da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.

#Pratodosverem Fotografia: formatura em Administração de Empresas
#Pratodosverem formatura em Direito

No início da minha carreira jurídica cheguei a trabalhar em áreas que não tinha afinidade, estudei para concurso, pensando em salvar o mundo. Parei de estudar de forma genérica. Escolhi áreas que me dão sentido social, sem saber as dificuldades que enfrentaria para aprender cálculos bem complicados. Estudei e estudo muito. Tenho três especializações latu sensu e estudo, literalmente, todos os dias, de segunda a segunda, pois quando não estou debruçada sobre processos ou fazendo estudo continuado, estou lendo algum artigo, algo sobre proteção social ou sobre a administração na advocacia.

Foi difícil? Foi…..e é. Mas sei que escolhi e fui escolhida pelo direito Previdenciário e Agrário. Não canso de estudar, não interrompe minha curiosidade, não me exaure a ponto de desistir. Nunca, nem pensei nisso.

#Pratodosverem Fotografia arquivo pessoal. Estudando com bebê no colo.
#Pratodosverem Fotografia: Clarice Mertens palestra grupo de estudos OAB/RS sobre previdência para refugiados. Créditos: Nathane Dovale

Eis a fórmula para mudar o mundo!

Que todos sejamos aquele pingo d’água que se esforça para transbordar.

Como diz o filósofo Mário Sérgio Cortela “o que importa é o que eu faço para que a minha vida não seja banal, superficial, fútil e pequena”

Seja bem-vindo!